Para a política o bem comum é a ordem?


Sim e não. Sim, para as teorias tradicionais (sobretudo Aristóteles), em que o bem é o qual todos compartilham, ou seja, a convivência ordenada. As ações políticas são aquelas consideradas prioritárias para o grupo, por exemplo, em tempos de guerra o fim da política é estabelecer a ordem, enquanto que naqueles de paz se busca o bem estar. Nesta teoria tradicional a ordem seria um equivalente à justiça.

Por outro lado, a relação entre bem comum e ordem não é clara na teoria política moderna. A política não tem fins totalmente definidos, estes dependem do grupo, do tempo e das circunstâncias. A ordem é alcançada como um resultado de organização de poder, se essa estiver nas metas do grupo que detém este poder. De qualquer maneira uma única ordem não representa o bem para todas as pessoas, sempre haverá concessões e deveres (obrigações) da parte dos indivíduos para que tal ordem seja estabelecida.

Uma resposta para “Para a política o bem comum é a ordem?

  1. O texto esta bem estruturado, os pensamentos bem ordenado, parabéns Bruna, mas gostaria que discutisse o texto de Aristóteles com o de Maquiavel para fazer uma ponte sobre as transformações dos fins da politica como bem e como ordem…mas se quise-se ir mas mais longe podia descutir Carl Phillip Gottlieb von Clausewitz sobre o papel da politica como guerra a sua ideia da guerra como politica por outros meios.
    Obrigada Bruna o texto estao bem colocados.

    Joaquim Miranda Maloa
    Mestrando em Sociologia na USP

Deixe um comentário